Os conhecidos SAC (serviço de atendimento ao cliente) são atendimentos prestados pelo fornecedor via telefone, chat, website, e-mail ou correspondência e tem o objetivo de informar, tratar dúvidas e registrar reclamações de consumidores.
Segundo a lei, o consumidor merece ter resposta para seus questionamentos, existindo SAC ou não.
Por isso, as informações nos locais de venda ou no rótulo das embalagens devem trazer no mínimo o enderêço do produtor ou alguma forma de contato com ele.
Mas, a maioria dos pequenos produtores de orgânicos sequer são acessíveis via Internet, telefone ou correspondência. As propriedades rurais estão em locais afastados e são carentes em meios de comunicação.
Por isso, aqui vão algumas dicas:
1) Pequenos produtores que vendem em feiras locais podem tirar dúvidas conversando diretamente com o consumidor.
2) No caso de produtos embalados, verificar na rotulagem o enderêço do fornecedor ou da entidade certificadora do produto. O consumidor pode tentar contato com qualquer deles para obter informações.
3) Não conseguindo acesso ao fornecedor de orgânicos, buscar o website do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) onde existe o cadastro de produtores e certificadores disponível para consulta.
Consumindo Orgânicos