quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Transgênicos e Justiça


Produtos alimentícios contendo ingredientes transgênicos devem ser identificados na embalagem para que o consumidor possa escolher sobre sua compra. De acordo como a legislação, a letra "T" (transgênico) dentro de um triângulo amarelo deve constar na rotulagem desses alimentos. 


Mais de 90% da soja e 80% do milho produzidos no Brasil são de origem transgênica, e, por isso, boa parte dos biscoitos, bolachas, margarinas, enlatados, óleos e papinhas de nenê podem possuir esses ingredientes.

A questão da informação está gerando uma grande disputa na política do Brasil tendo em vista que alguns projetos de lei pretendem tornar desnecessária essa informação e outros lutam para que o consumidor tenha direito a essa informação.

Ações judiciais começam a surgir obrigando as empresas alimentícias que utilizam ingredientes transgênicos a rotularem os alimentos com essa informação.


Em recente decisão judicial, a Bimbo, responsável pelas marcas Pullman, Ana Maria e Nurella terá que informar o uso de transgênicos nesses alimentos conforme processo movido pelo Ministério Público de São Paulo.


Trata-se de uma decisão muito importante para o consumidor, tendo em vista a crescente conscientização das famílias brasileiras no sentido de comprar produtos alimentícios saudáveis, isentos de ingredientes químicos e organismos genéticamente modificados.

Um dos maiores problemas ligados aos transgênicos, é que em seu cultivo, aplica-se muito mais agrotóxico do que no cultivo convencional. Talvez por isso, o Brasil seja hoje um dos maiores utilizadores de defensivos agrícolas e agrotóxicos do mundo.

Lembremos que a produção agrícola de larga escala é tecnológica e mecanizada. O trabalho é desempenhado por máquinas e os insumos químicos são aplicados em alta dose. Nesse ramo, a agricultura é um agronegócio.

A lógica da agricultura familiar e dos orgânicos é exatamente o contrário. Na produção em pequenos empreendimentos familiares se utiliza a mão de obra local e não se utilizam agrotóxicos, gerando-se alimentos realmente saudáveis.

Analise os rótulos dos alimentos (isso é direito seu) e faça opção por produtos saudáveis, afinal, a alimentação não pode ser um "negócio" seja um consumidor consciente.

Consumindo Orgânicos