terça-feira, 30 de setembro de 2014

A dieta americana


Esses dias acompanhamos a entrevista de Michael Pollan (michaelpollan.com), jornalista americano que escreve sobre alimentação e ficamos intrigados com suas ponderações.
 
Michael avalia a questão alimentar do fast food americano e prevê um cenário insustentável para esse modelo de alimentação. De início, ele considera que o capitalismo USA levou as pessoas a quererem alimentos prontos e de fácil preparo, dado o estilo de vida "time is money". Hoje, as empresas de comida são corporações mundiais, ou seja, a comida é um negócio.
 
No entanto, ele pondera que o sistema de saúde americano não dá conta do elevado número de problemas de saúde da população com infartos, diabetes e obesidade, agravados pela má qualidade da comida pronta, cheia de ingredientes químicos, sal, açúcar e gorduras trans.
 
A bem da verdade, a saúde pública e a sustentabilidade ambiental deveriam ser fatores que deveriam estar alinhados com a produção de comida. No entanto, temos de um lado empresas ganhando milhões de dólares com alimentação precária, e, de outro lado, o governo gastando milhões de dólares para suportar os problemas de saúde gerados por essa má alimentação.
 
Ele ressaltou que não é contra os transgênicos, mas, a promessa de gerar alimentos com mais lucro já faliu nos Estados Unidos. Para produzir com organismos geneticamente modificados é necessário utilizar muito mais quantidades de agrotóxicos, e, entre outros fatores, a margem dos produtores vem diminuindo em relação aos produtos convencionais.
 
Ficamos intrigados com a clareza com que Michael fala sobre o jogo do poder nesse setor americano e sobre o fato de ser a mesma indústria que produz o agrotóxico, o ingrediente químico e o OGM, ser a mesma indústria que produz o remédio para combater os males da má alimentação.
 
Ele sustenta que apenas com o sol, a terra e a água, temos condições de produzir alimentos saudáveis, em equilíbrio com a natureza. Sustenta que a questão alimentar saudável reside no fato de se comer aquilo que se deseja, de forma equilibrada, salvo os casos de necessidades especiais.
 
Vale a pena conferir.
 
*Entrevista concedida a Silio Boccanera no programa Milênio da Globonews.
 
Consumindo Orgânicos